Pesquisar este blog

domingo, 13 de novembro de 2011

Gerar é + Dejavú!

 GRAVIDEZ O QUE PODE OU NÃO PODE!

Pode pintar o cabelo e fazer luzes durante a gestação?

Sim, a partir da 12ª semana. Mas é melhor dar preferência a tinturas sem amônia. Já luzes, só com água oxigenada



Foto: Stefan
Pintar o cabelo: a partir da 12ª semana
Grávidas podem pintar o cabelo, mas só a partir da 12ª semana. As tinturas para cabelo e os tonalizantes são compostos por substâncias que podem ser absorvidas pelo organismo e provocar malformações no feto. “A partir da 12ª semana de gravidez as chances de malformação diminuem”, explica Roberto Eduardo Bittar, professor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP.


Mas, segundo o especialista, o ideal é optar pelas hennas durante toda a gestação, já que o produto não contém iodo, nem amônia na composição. “Na aplicação de outro produto, evite o contato com a raiz do cabelo, protegendo o couro cabeludo”, alerta. Cláudia Garcia Magalhães, professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp) recomenda ainda que a gestante não prepare nem aplique a tintura em si mesma.
Já as luzes só estão liberadas se forem feitas com a técnica da touca e com água oxigenada. “Se for adicionado outro composto para melhorar a cor, o perigo será semelhante ao das tinturas”, alerta a dermatologista Aparecida Machado de Moraes, chefe da Dermatologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.



Pode tomar café durante a gravidez?

Em quantidade limitada – e os refrigerantes entram na conta



Foto: Stefan
Refrigerantes, chá preto e chocolate entram na conta da quantidade diária de cafeína
Grávidas podem ingerir cafeína, limitando-se entre 4 e 6 xícaras por dia. De acordo com a nutricionista da Universidade Federal de Pelotas, Carla Alberici Pastore, existem estudos que comprovam que o consumo de cafeína moderado não traz riscos ao bebê.


É bom lembrar que refrigerantes, chá preto e chocolates também contêm cafeína e devem entrar nessa conta diária. “A cafeína em quantidades elevadas – acima de 300mg ao dia – pode ser causa de abortamento, restrição de crescimento fetal e prematuridade”, explica o ginecologista e obstetra Roberto Eduardo Bittar, da Faculdade de Medicina da USP.
A nutricionista Rita Goulart, consultora técnica do Conselho Regional de Nutricionista em São Paulo e professora da Universidade São Judas Tadeu (SP), orienta as gestantes a abolirem o cafezinho após as principais refeições (almoço e jantar). “O café possui substâncias conhecidas como ‘antinutricionais’, que podem interferir de forma negativa na absorção de nutrientes importantes para a gestante”, explica. Isso sem contar que em um período em que enjoos e azia são comuns o café pode piorar o mal estar gástrico.

Pode dormir com a barriga para baixo durante a gestação?

O mais provável é que a posição comece a incomodar a partir do 4º mês. Especialistas indicam alternativas



Foto: Stefan
Dormir de barriga pra baixo não faz mal, mas pode incomodar
Grávidas podem dormir de barriga para baixo. Se a gestante se sentir confortável, não há contraindicações em dormir de barriga para baixo. No entanto, a partir do quarto mês de gestação, com o aumento do volume abdominal, a tendência é de que a posição se torne desconfortável.


Todos os especialistas indicaram a lateral esquerda como a melhor posição para a gestante. “Assim ela tira o peso da barriga da veia cava e melhora a circulação sanguínea”, diz a obstetra e ginecologista Denise Coimbra, do serviço de reprodução humana da Escola Paulista de Medicina. Para aumentar o conforto, o ginecologista e obstetra Odair Albano recomenda que a gestante mantenha a perna esquerda esticada e a direita dobrada e use um travesseiro pequeno entre as pernas e um grande para apoiar a barriga.
A mesma orientação é dada pela fisioterapeuta e ginecologista Tânia Scudeller, pesquisadora de fisioterapia em saúde da mulher e coordenadora do curso de Fisioterapia da Unifesp. “O mais indicado é que a gestante durma de lado, com um travesseiro médio sob a cabeça e um pequeno entre as pernas. Dessa maneira mantém toda a coluna alinhada e previne dores musculares”, explica.

Pode ir a shows e baladas com som alto durante a gestação?

Barulho não deve atrapalhar seu sono ou o conforto do bebê



Foto: Stefan
Som alto e balada podem deixar o bebê agitado a partir do 3º trimestre da gestação
Grávidas podem ir a shows ou baladas com som alto, com moderação. Não é porque você está grávida que precisa ficar enfurnada dentro de casa e recusar a todos os convites para uma festa animada. No entanto, a futura mamãe deve sempre se preocupar com o próprio bem estar e o do bebê.


A ginecologista e obstetra Denise Coimbra, do serviço de reprodução humana da Escola Paulista de Medicina, recomenda mais cautela a partir do terceiro trimestre de gestação. “A audição e a visão fetal já estarão desenvolvidas desde o 7º mês. Em baladas, com som muito alto e muitas luzes, o bebê ficará confuso e poderá ficar mais agitado”, explica. Se não houver alternativa, Denise Coimbra recomenda que tanto o pai quanto a mãe acariciem e confortem o bebê durante a festa com passadas de mão suaves na barriga – o tato também já estará desenvolvido neste período – e conversas próximas ao ventre.
O obstetra e ginecologista Odair Albano também dá outras recomendações: “Esteja bem alimentada e hidratada, não use bebidas alcoólicas e procure ambientes arejados, com temperatura agradável”.

Pode comer salada crua em buffet durante a gravidez?

É preciso se certificar de que o lugar é impecável na higienização dos alimentos



Foto: Stefan
Salada crua: médicos recomendam cautela
Grávidas podem comer salada crua em buffet, mas com cautela. Se você tiver certeza absoluta de que o restaurante obedece todas as normas vigentes de higienização, não haverá problemas. “Folhas verdes e legumes crus mal higienizados podem conter parasitas perigosos, capazes de comprometer a saúde da mãe e do feto”, informa Carla Alberice Pastore, nutricionista da Universidade Federal de Pelotas (RS). “Se tiver qualquer dúvida sobre a qualidade higiênico-sanitária, melhor evitar”, reforça.


Mas os cuidados redobrados com o manuseio dos alimentos para evitar infecções e contaminações na gestação também deve se estender para dentro de casa. Debora Rodrigueiro, professora do departamento de Morfologia e Patologia da PUC-SP, dá a dica: “Para evitar a infecção cozinhe bem a carne, use luvas ao mexer no jardim, lave todas as frutas e vegetais, lave bem as mãos após manusear a carne crua, frutas e vegetais”. Mas o nutrólogo José Alves de Lara lembra que, na relação custo/benefício, a ingestão é mais importante do que a privação. Legumes, frutas, verduras e hortaliças são importantes para manter uma gravidez saudável.

Pode lavar o banheiro com cândida durante a gestação?

Basta observar as recomendações gerais do produto – que valem também para quem não está grávida



Foto: Stefan
Não há contradições para o produto de limpeza
Grávidas podem usar cândida na limpeza da casa. Não há contraindicações para o uso do produto (hipoclorito de sódio) para a limpeza doméstica. “Exceto, talvez, pelo mau cheiro, que durante a gestação poderá ser especialmente incômodo”, afirma o ginecologista Luiz Ferraz de Sampaio Neto da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Sorocaba (PUC-SP).


A mesma recomendação vale para outros produtos de limpeza. “Em geral, produtos de limpeza não interferem na gestação. As profissionais de limpeza podem ficar tranquilas”, diz a ginecologista e obstetra Denise Coimbra. Odair Albano, ginecologista e obstetra, afirma que as gestantes devem observar os mesmos cuidados das não grávidas para a manipulação dos produtos de limpeza.

Pode manter animais domésticos de casa durante a gravidez?

O ideal é ter alguém para limpar a caixinha do animal



Foto: Stefan
Cuidado deve ser maior com gatos
Grávidas podem ter cães e gatos, mas com cuidados redobrados. Debora Rodrigueiro, professora do departamento de Morfologia e Patologia da PUC-SP, explica que o parasita responsável pela infecção por toxoplasmose pode ser transmitido pelo contato com as fezes de gatos, mas isso não significa que o animal deve ser isolado. “Para evitar a infecção, basta não mexer ou limpar as fezes dos gatos”, orienta.


Segundo ela outros animais domésticos, como os cães, não transmitem o parasita. A ginecologista e obstetra Cláudia Garcia Magalhães, da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp), dá a mesma recomendação. “Caso tenha gato em casa, a tarefa de limpar as fezes deve ser delegada a outra pessoa”, explica. Se não dá para delegar, o ginecologista Odair Albano indica às gestantes o uso de luvas descartáveis para manipular urina, fezes e secreções do animal.
Ainda com todos os cuidados, manter os pets é uma opção da gestante. Alguns profissionais contra-indicam a convivência com os bichos. O ginecologista Luiz Ferraz de Sampaio Neto, da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Sorocaba, orienta as mulheres que nunca tiveram a doença – e, portanto, tem nenhum ou poucos anticorpos contra a toxoplasmose – a não manipular gatos ou qualquer outro animal que possa ser veículo de transmissão do parasita, como pombos e galinhas.


É ISSO AI... ESPERO QUE AS GRAVIDINHAS TENHAM CURTIDO!

                                                (INFORMAÇÕES COLHIDA DO SITE IG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, terei o maior prazer em ouvir suas dicas e responder suas dúvidas!!!